top of page
Buscar
  • Start Life

Exercício para a saúde mental




Exercício para a saúde mental


Tem sido bem documentado ao longo dos anos que a atividade física tem um efeito positivo na saúde mental. Mas a questão é por que e como ...


PORQUE…?


Quando fazemos exercícios, o corpo produz hormônios para a sensação de bem-estar, conhecidos como endorfinas, que ajudam a processar problemas no cérebro e os fazem parecer mais controláveis. O exercício pode ser usado para energizar o corpo ou, alternativamente, pode ser uma influência calmante, pode ser um evento social ou apenas sair para tomar ar fresco, de qualquer forma todos esses aspectos são conhecidos por promover uma boa saúde e melhorar o humor. A mudança de foco para o cérebro ajuda a desencorajar a concentração nas tensões e tensões da vida diária.

Existem agora fortes evidências que sugerem que o exercício pode ser usado para tratar doenças mentais de longo prazo; evidências mostram que pode reduzir a chance de desenvolver depressão, juntamente com a manutenção da saúde mental na velhice. Pode ser uma forma de tratamento prescrito para depressão leve, ansiedade e demência.


COMO…?


Quando fazemos exercícios regularmente, certas partes do cérebro aumentam de volume, isso se deve em parte ao aumento do suprimento de sangue, que aumenta o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos neurônios, que são as células que transmitem informações. Isso, então, promove o crescimento dessas células e melhora as conexões.

Simplificando: o  exercício afeta diretamente o cérebro . O exercício regular aumenta o volume de certas regiões do cérebro - em parte por meio de um melhor suprimento de sangue que melhora a saúde neuronal ao melhorar o fornecimento de oxigênio e nutrientes; e por meio de um aumento de fatores neurotróficos e neuro-hormônios que suportam a sinalização, crescimento e conexões neuronais.

Uma área do cérebro que é vital para a saúde mental é o hipocampo, que afeta a memória, as emoções e o aprendizado. Estudos sugerem que o exercício pode ter um efeito direto na criação de novos neurônios do hipocampo em humanos, pois as evidências feitas em animais foram altamente convincentes. As evidências estão ficando mais fortes para provar que a saúde mental está ligada a uma redução desses neurônios. A pesquisa mostra que isso é particularmente importante na depressão.

Muitos problemas de saúde mental podem ser caracterizados como uma inflexibilidade dentro do cérebro que nos impede de mudar hábitos ruins, inibe a capacidade do cérebro de processar novas informações e nos impede de usar o conhecimento para mudar nosso comportamento ou ver uma nova solução. Por esta razão, pode-se dizer que o exercício leva a uma melhoria geral da saúde mental, aumentando essa flexibilidade.


Siga nossa página no Instagram @Startlife.ba

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page